quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mania de bater;


Tava tentando tirar essa mania dele. Mas não consegui. Iury brinca de bater, ele bate e sai rindo feliz. Eu, por minha vez, tento segurar suas mãozinhas, conversar e trocar o tapa pelo carinho, mas ele não tá fazendo isso.
Até que chegou o dia em que ele bateu na sua amiguinha, a Clarinha, e eu quase chorei e morri de vergonha. Voltei pra casa e fui explicando a ele que não podia fazer isso com ela, a Clarinha é sempre tão amorosa com ele e ele retribui assim, dando tapa. Não pode, é feio!

Aí andei lendo, procurando respostas a respeito e encontrei esse artigo da revista Crescer que achei objetivo, esclarecedor e me tranqüilizou bastante.

"Você já deve ter visto seu filho, de pouco mais de 1 ano, chegar perto de um bebê ou de outra criança e dar um tapa, morder e até mesmo puxar o cabelo sem ter sido provocado. Os pais costumam ficar constrangidos. Se a cena se repete, podem até acreditar que o filho tem tendência para ser agressivo. Renata Aleotti, psicanalista e professora da PUC-SP, garante: na cabeça da criança, dar um tapa significa brincar. É uma tentativa de socialização. "Assim eles tentam manifestar alegria para o outro. Não sabem que aquela atitude pode desagradar alguém", avalia. Mesmo pequenos, no entanto, devem ser advertidos. Ensinar limites e regras de convivência é fundamental e as lições devem começar cedo, com paciência e muita repetição. Portanto, toda vez que seu pequeno quiser manifestar a alegria dessa forma estabanada, cabe a você dizer que assim não pode, que essa não é a melhor maneira de ele expressar o que está sentindo. E cuidado: "Se os pais repreendem fisicamente, com alguns tapas, por exemplo, não poderão cobrar do filho que não bata. Afinal, estão fazendo o que há pouco advertiram. Educador não é punidor", afirma."

(Fonte: revista Crescer)

Portanto, acho que é perfeitamente isso que acontece com o Iury, até porque, quando ele tá bravo, ele não faz isso, não bate, não morde, não se joga no chão, ele apenas chora.
E em vários momentos percebo que ele é carinhoso comigo e com outras pessoas da família, por isso que ando um pouco me assustando com esse tipo de atitude. O que vocês acham mamães?

Bjos nossos,

4 comentários:

lanna balduino disse...

Oi taty.
É assim mesmo,não fica assustada não,agora assim...tenta sempre conversar com ele,mostrar que não pode,que a coleguinha ficou chorando,que doeu,essas coisas;com o tempo ele vai aprender se expressar de maneira correta.
bj

Fabiana disse...

Concordo plenamente, Tati.
Por aqui acontece da mesma maneira. Laura faz isso na nossa cara quanto estamos com ela no colo. E ela faz isso quando está sorrindo. A gente fica sério e fala que assim não pode, é feio. Pra ela fazer carinho. Olha, diminuiu um pouquinho sim. Como diz o texto, paciência amiga. Estamos educando uma pessoa para a vida.

Kellen Mahy disse...

Que artigo bacana...
O Davi tem essas manias, todas elas: bater, puxar o cabelo e morder! E olha que quando é daqueles cabelos cacheados, grandes e vai com força total!
É isso aí! Educar...
beijos

Nádia Figueiredo disse...

Ai Tati!!!
Tô tão triste, João anda mordendo todo mundo, inclusive a si mesmo. Tenho certeza que é uma forma de expressar algo que o incomoda mas como lidar com isso???
Educar num é fáci não!!!
Bjos